sexta-feira, 27 de maio de 2016

Para que servem os botões nos bolsos da calça jeans?


OOoooiiieee meninas!!!!! Fim de semana, feriado prolongado, que maraaaaa né? Hoje iremos falar uma curiosidade, de tantas que ha no universo da moda. Vocês podem até não refletirem sobre isso, mas todas as peças de roupas que vocês usam, contam com uma história, sabiam??
No caso da calça jeans, essa relação histórica é ainda mais forte, já que ela foi criada em uma época em que as pessoas precisavam de algum tecido duradouro e prático para o trabalho.
Embora hoje em dia ela é sinônimo de moda, a verdade é que muita coisa da calça jeans ainda pode nos remeter ao passado. Um ótimo exemplo disso é a serventia de todos aqueles botões nos bolsos, desse tipo de vestimenta.
Aliás se vocês não pensaram nisso, está na hora de pensar, afinal: por que um bolso relativamente pequeno de uma peça de roupa, precisa de tanto botões?




Ao contrário do que vocês podem estar imaginando, os vários botões nos bolso da calça jeans não estão lá apenas para a estética. Quando eles foram incrementados ao modelo por volta do ano de 1892, tinham uma utilidade real. Foi o Alfaiate americano Jacob Davis, em San Francisco(EUA), quem pensou nesses botões nos bolsos que na verdade se tratam de rebites de cobre. Naquela época, ele estava acostumado a receber o jeans de vários trabalhadores, como os vaqueiros, que eram levados ao conserto com os bolsos rasgados.
Depois de muito realizar esse tipo de reparo, Jacob tratou de pensar em uma solução duradoura para o dilema. Com os rebites de cobre em cada terminação das costuras dos bolsos, a calça jeans se tornou resistente à praticamente todo tipo de serviço que seus donos precisassem realizar.


No momento em que acrescentou aqueles botões no bolso das calças jeans, o alfaiate percebeu que havia tido uma ideia brilhante. Ele, no entanto, não conseguiu registrar sozinho a sua invenção e acabou convidando o seu fornecedor de tecidos "Levi Strauss", a patentear os bolsos rebitados.

                           (Foto de Jacob Davis com o logotipo de seu fornecedor! )

Não demorou muito até que a "moda" pegou no restante do país. A durabilidade desde então passou a ser a "garota propaganda" do jeans, e com o tempo acabou-se tornando um adorno praticamente obrigatório dessas peças. Agora veremos a seguir algumas imagens que separamos para vocês, desse acessório que faz toda diferença atualmente no universo jeans e que a Allira Jeans aplica com muita criatividade e estilo em suas peças:


Gente, não é mesmo interessante!!!????? Temos muito mais outras curiosidades sobre a calça jeans, mas vamos deixar para a próxima ????? rsrsrsrs 





















Nenhum comentário:

Postar um comentário